sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Troca de opinioes no Orkut com meninas da comunidade MMC (Meu Marido eh Canadense).

Eu tenho o mau habito de ser otimista :) e o vicio de procurar sempre o lado bom inclusive das coisas nao tao boas ou mesmo terriveis (como acidentes e tal), e para usar o tema da palestra q a Ale sugeriu em maio de 2009 na comunidade MMC do Orkut vou dizer que eu pessoalmente estou me empenhando, e muito, em produzir felicidade, produzir MINHA felicidade, mesmo sem ter essa alegria instanea no coracao por morar em Montreal, ahh Ale, eu moro em Rosemont-Petit-Patrie, regiao francofone e considerada muito interessante para compra de imoveis, muito proxima de Mont Royal, estou a 15 minutos do marche Jean Talon, juntamente com marido decidimos nao utilizar carro, andamos muito pois as coisas sao proximas e moramos ha 5 minutos da estacao de metro Rosemont.

Nao me sinto isolada, fisica ou emocionalmente, tendo facilidade para fazer amigos, ja fiz amigos para vida aqui. Sendo psicologa de formacao, com experiencia de mais de 10 anos como psicologa clinica, estou ja empenhada em ter a Ordre des psychologues du Québec me aceitando como membro, estudo frances 3 dias por semana, trabalho com idosos, faco academia, eventualmente nado na piscina publica que eh a 7 minutos de caminhada do meu condominio.

E apesar dos 2 assaltos mais o roubo da minha bike eu amo meu condo... quando preciso desabafar e dizer que nao estou amando tanto quanto eu amaria amar esse lugar, estou tentando dizer que amei o sol de Cairns na Australia, quando mesmo apos a morte da minha mae, eu ainda pude ser capaz de vivenciar um luto ensolarado, e a franca e aberta espontaneidade dos australianos ajudou muito eu amar meus 2 anos la. Amei ter conhecido 3 ilhas da Nova Zelandia com suas paisagens incrivelmente belas e tao proximas, estradas desertas mas povoada de pessoas simplesmente ingenuas e completamente amaveis.

A pontualidade britanica, ingleses famosos por serem «cold» me fizeram aprender o valor do respeito pelo espaço do outro, mesmo que o outro seja tao proximo como sua mae, amei usar minha bike (que nunca foi roubada em 3 anos de vida em Londres) em ciclovias emborradas num verde tapete de seguranca. Os ingleses estimulam total e irrestritamente o uso de bike por TODOS, por isso eles sao severos ao extremos nas puniçoes por quem nao respeita ou causa acidente que envolva um ciclista, situacao completamente diferente de Montreal, nao conheço pessoalmente o restante do Canada com relaçao a vida do ciclista.
Em Montreal, South Shore, mais especificamente Brossard, apos 15 dias de chegar no Canada fui atropelada por um motorista de aproximadamente 20/25 anos acompanhado de 4 amigos no carro. Fui muito mal acompanhada pelo servico de paramedicos que nao foram capazes de se comunicar comigo em ingles, eu nao falava nadica de frances, apos 2 horas esperando na maca sem poder movimentar meu pescoco, desisti da espera, levantei e deixei o Hospital Charles LeMoyne sem receber cuidados.
Ate a arrogancia americana se fez querida, apos 5 meses de vida na ensolarada Florida e de tardes ocupadas na Universal Studios ou assistindo os shows aquaticos dos golfinhos e baleias no Sea World (eu morava atras do parque), resolvi viver por 7 meses na bela ilha de Martha's Vineyard. E amei. Amei o verde mais verde de Massachusetts e as belezas da pequena e rica, MUITO rica ilha. O poder aquisitivo dos frequentadores fazem o trabalho arduo ser bem recompensado.
A arquitetura, historia, belezas, rios, limpeza, diversidade, facilidade de viagem a preços (bastante) atraentes, diferentes linguas, me deixaram encantada com os 17 paises que conheci na europa em 45 dias de viagem.
Canada ... quero ser positiva, perseverante e feliz, mas ate agora (e eu quero muito mudar minhas impressoes e me fazer amar melhor essa cidade, e esse pais) eu nao consegui gostar do que tenho vivido.
Depressao eh uma doença incrivelmente presente, e conhecida em Quebec.
O que nao facilita a vida de quem tem que conviver com os deprimidos, eu tenho casos bem proximos.
A cordialidade, como disse a Fernanda, eu nao assisto em todas as faces. Sim, logico que se vc estiver entre os mais sorridentes andarilhos e esportistas canadenses a paisagem facial e o nivel de anti depressivos utilizados muda consideravemente, ou totalmente. Mas estou falando das 70 pessoas que utilizam o mesmo vagao do metro que vc as 8 hrs da manha todas as manha. Eles nunca, repito, nunca sorriem ou sao cordiais por nada, so porque nao pessoa sfelizes de estarem vivas, e nao eh indice estatistico, estou assinando aqui um artigo baseado em sensacao, intuicao mais do que pensamento.
Gentes, ja me estendi D+... eh desabafo sim, sei que as experiencias sao pessoais e unicas, mas nao sou a unica, e sei por fato que a energia desse lugar, se voce esta conectado a elas, vao te dizer o mesmo, nao me deixam simples e puramente amar facilmente o Canada, ainda :)
Nao desisto facil!
Nao faz parte da minha personalidade teimosa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx