domingo, 25 de dezembro de 2011

Université de Sherbrooke.

Minha estoria para ser aceita pela OPQ continua a todo vapor, e quando um ano se finda, outro se inicia com 12 blocos de possibilidades mensais novinhas para gente acessar, eu me aguço toda e faco listas com datas, deadlines e destino final.


E a novela da vida real continua a se desdobrar. 

Como esses meus projetos iniciaram em 2009, vou dar uma repassada aqui com voce:

Apos ter recebido a resposta da ordre de psycologues du Québec (OPQ) da avaliaçao dos meus diplomas e experiencia profissional dia 06/07/2011, blogado aqui, a perigrinacao continua.

A OPQ havia me informado que nao seria possivel no meu caso (as respostas variam bastante, de caso para caso. Conheço psicologas que terao que cumprir 700 horas de estagio, outras 1200 horas, como eu, a maioria tera que voltar para o programa de doutorado para completar alguns creditos exigidos), fazer o curso de 18 meses da  université Sherbrooke, porém essa informaçao sofreu alteraçao num email de madame Élaine Dubreuil, recebido 11/11/2011, que me oferecia a chance de participar de uma sessao de informaçao na universidade. Para formaçao de nova turma, a segunda alias, a ser oferecida.
O curso em parceria com a OPQ é novo, existe desde 2009.

Eu tenho que fazer os meus creditos e estagio, e por ser praticamente impossivel ser aceita para um programa de internship ou internat sem ser membro de uma universidade, vejo nesse programa da uSherbrooke uma grande change para atingir meus objetivos finais.
Lembrando que esse programa é somente para quem fez psicologia fora do Canada, quer dizer, nos, imigrantes. E apesar da universidade ser francofone e eu me sentir mais segura em ingles, vale a pena o esforço, lembrando que para ser aceito pela OPQ temos que passar pelo teste oficial da lingua francesa.

Logicamente eu aceitei o convite e estava bem presente a sessao de informaçao. Abaixo um trecho do email recebido:

«Notez enfin que vous êtes libre de choisir cette voie ou de compléter votre programme complémentaire d’études avancées autrement. Si vous êtes intéressé et désirez en savoir plus, nous vous invitons à participer à une séance d’information prévue le 21 novembre 2011, de 18 h à 19 h, au campus de Longueuil de l’Université de Sherbrooke, local 3620, 3e étage.  Nous vous serions reconnaissants de nous aviser de votre intention de participer à cette rencontre en communiquant avec Mme Élaine Dubreuil au service des admissions au 514.738-1881 poste 234.»

E, desde entao, apesar de ja ter entrado em contato com a direçao da universidade solicitando uma resposta se havera ou nao o curso setembro/2012 (é quando iniciara a nova turma, caso exista o numero minino de 10 interessados), estou no aguardo da confirmaçao e me ocupando de fazer outras coisas acontecerem para nao me sentir no congelador, ou na estante, que é onde ficamos enquanto esperamos pela resposta do processo de imigraçao, e depois, infelizmente, como podem ver, a espera pelas respostas ainda persiste.
Como o espaço entre cada abertura de curso é geralmente de 12 meses, para nao correr o risco de ficar na espera por outro ano, vou gastar os dolares necessarios e fazer inscriçao em mais 2 universidades, McGill e Concordia. Valor de inscriçao CAD 100,00 cada.
E muito feliz 2012 para nos, com nossas tao esperadas respostas. Que venham quentinhas, saborosas e free de gordura trans.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx