segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Resposta ao Leandro, leitor do Blog ..




Ola Leandro,

Obrigada pelo email e por tentar acompanhar o Blog e as informaçoes que eu posto. Mas eu compreendo como essa fase da perigrinaçao pelo mar exaustivo das janelas infinitas da web é cansativa.

Como eu nao participei dessas sessoes de apresentaçao do Canada no Brasil, pois meu processo foi de sponsorship, me casei com um canadense, nao saberei te dizer por experiencia propria, mas acredito que a provincia do Quebec facilite mais do que o restante do pais o processo de imigraçao. É mais rapido pois eles precisam aumentar o numero de habitantes e desejam ardentemente manter a cultura francesa, um dos grandes combustiveis para que o Quebec patrocine o aprendizado da lingua francesa, é por esse motivo que recebemos uma bolsa para estudar frances tempo integral e quando pagamos pelo frances na commission scolaire de Montréal os preços sao tao interessantes.


Entao, nunca desconsidere o bilinguismo, que é praticamente obrigaçao nesse pedaço do Canada.
Eu sei.
Eu sei que existem pessoas nascidas aqui, ou nao, e  que so falam uma lingua, e as vezes nao falam nem ingles e nem frances e sobrevivem, mas SO sobrevivem.
Se quiser aumentar suas janelas de oportunidades profissionais e de relacionamentos em geral, a fluencia nas 2 linguas so vai te auxiliar na jornada rumo ao seu objetivo.

Infelizmente a OPQ pede q tenhamos doutorado para ser aceito. Mudanças ocorreram nos ultimos 5 anos, antes disso o mestrado era suficiente. Que sorte a nossa, hem?


Prever o tempo para finalizar um processo de imigraçao, ser aceito por uma ordem profissional e inicio de carreira é quase como prever numeros ganhadores da Loto.
Dificilimo.


Existem variaçoes, e fatores que interferem nesse prazo.

Quanto a trabalho, é muito pessoal, cada um aqui tem uma historia. A area de TI pelo que sei é boa em Montreal, tem bastante campo e possibilidades.
Tem gente que tem mais desenvoltura, controla o fator stress com mais sucesso, se desenrola bem nas entrevistas de trabalho, domina mais e melhor os idiomas, tem mais experiencia profissional, isso pode contar a seu favor.
Conheço tambem, profissionais bem qualificados, desempregados ou sub empregados. Me desculpe o realismo, mas a maioria esta nesse grupo.


Para desencavar alguns dolares grande grupo de imigrantes trabalha no setor de telemarketing, hotelaria, restaurantes, ou cash in hand (trabalho informal, sem vinculo empregaticio).
Porem, vale citar que muitos estudantes vivem com os valores de suas bolsas de estudo e emprestimos bancarios durante anos.

No caso da sua esposa a mesma coisa, quanto mais confortavel e seguro estivermos na mudança da chave ingles/frances, mais chances nos encontram no Quebec. E se voce fala espanhol, otimo!


Da uma olhada nesses links que mostram as linguas mais faladas nas provincias do pais:


Para emprego existem inumeros links, estou criando um atalho de links de emprego na lateral, por favor consulte.


Voce pode iniciar sua busca de empregos mesmo antes de chegar aqui. Ou fazer trabalho voluntario, a experiencia canadense é altamente considerada.
Acabo de ler essa postagem Em terras estranhas. Talvez possa te dar uns insights.

Voce me pede sugestoes de foruns, eu nao participo de nenhum nesse momento, mas por favor consulte a pequena lista de blogs que eu sigo. Tem inumeras pessoas no processo de imigrar para Canada, entao voce pode encontrar nesses blogs muito mais dicas sobre o visto de skilled worker. 
Nossa terra prometida entre outros blogs, podera ser de grande ajuda para tuas questoes de custos do processo.


Obrigada por consultar o Blog.
Otima sorte e nos mantenha informados do andamento dos seus projetos.
Mell.


Olá, Mell,

Sou recém-formado em Psicologia no Brasil, e comecei a pesquisar agora sobre a possibilidade de tentar a sorte no Canadá. Gostaria de saber se pode me ajudar com algumas questões.

Pelo que entendi, para se registrar e poder atuar como psicólogo no Canadá eu preciso de mestrado. Correto? Você tem conhecimento e poderia sugerir alguma maneira que eu possa finalizar os estudos no Canadá, e conseguir trabalhar em alguma outra área para me bancar durante esse tempo? Nos últimos anos tenho atuado na área de informática, e acredito que se houver a possibilidade de trabalhar para pagar meus estudos e estadia até conseguir o registro de psicólogo, poderia atuar nessa área. Estou pretendendo ir com minha esposa, mas não teria grana suficiente pra ir só pra estudar. Você tem alguma sugestão? Minha esposa não é graduada e a experiência profissional dela é na área de vendas.

Bom, é claro que tenho muito mais questões, mas tenho pesquisado pra ver se encontro as respostas em fóruns e afins. Se tiver algum site ou fórum que possa indicar, será muito bem vindo.

Agradeço desde já,
Leandro

....

Olá, Mell,

Primeiramente,muito obrigado pela resposta.

Autorizo, sim, que você poste no blog. Eu cheguei a olhar alguns posts no teu blog e em outros, mas são tantas abas abertas no meu navegador, tanta coisa pra ler, que estou tentando fazer uma fila... :p

Eu não estou certo ainda sobre qual província. Até agora, Quebec foi a que achei mais informações, então estou tentando reunir mais dados sobre o Quebec mesmo. Falo inglês bem, está um pouco enferrujado, mas dando uma boa praticada, considero ele entre avançado e fluente. Ainda estou começando com o Francês, mas gosto de estudar idiomas, acho que consigo avançar razoavelmente antes de ir. Além disso, falo espanhol também, considero avançado, apesar de também estar enferrujado.

Minha esposa fala inglês entre intermediário e avançado, mas também está vendo de começar a praticar mais pra melhorar antes de irmos, e também começar a aprender francês.

Estava tentando calcular o tempo que todo o processo deve levar entre dar entrada pro visto e conseguir o registro de psicólogo, e calculei por volta de 5 a 6 anos. Seria mais ou menos isso mesmo? Outra coisa é em relação aos valores, você tem uma idéia de quanto devo gastar nas etapas do processo? Ou tem algum post ou outro site onde eu possa obter essa informação?

Pelo que entendi, sendo aprovado o visto, posso ir para o Canadá com visto de trabalho, que me permite trabalhar em qualquer área. Existe um tempo específico pra que eu comece a trabalhar na minha área de formação, ou posso ficar direto trabalhando em outra área (no meu caso, TI), até conseguir finalizar os estudos e ser aprovado pelo conselho? Pergunto isso, porque se for tranquilo, poderia fazer o processo do conselho com mais calma, sem pressa, e trabalhando em uma área que remunera bem, e ir pagando o processo, já que não estou com uma reserva grande de dinheiro para investir no processo...

Bom, é isso. Pode usar meus emails no blog sem problema. Só me passa o link pra eu acompanhar e comentar lá também.

Mais uma vez, obrigado pela atenção e por compartilhar informações no blog.  :)

Abs,
Leandro

4 comentários:

  1. Olá Mell,

    Demore pra responder porque me perdi nos inúmeros sites que encontro sobre o Canadá... rs

    Tenho mais dúvidas:

    Eu posso aplicar para o processo de imigração (com chances de ser aprovado) sem ter a qualificação para o registro na ordem? No meu caso, não tenho doutorado. Tenho chances de ser aprovado para imigrar e me qualificar dentro do Canadá para o registro?

    Eu fiz os testes pra ver se tenho chances de ser aprovado para o processo de Quebec como "Permanent Worker". Não fui aprovado, e tinha uma observação de que o problema era o francês. Você saberia dizer qual o nível mínimo de francês para ser aprovado? Você mencionou que eles incentivam o aprendizado de francês para os que estão aí, isso me deixou um pouco confuso...

    Estive pesquisando para outras províncias, mas a que encontro informações mais consistentes é Quebec, portanto volto a pesquisar sobre Quebec. rs

    Parabéns pelo blog! Ótima iniciativa. Está sendo de grande ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Ola Leo,
    Benvindo ao nosso sofa. Pois eh, pesquisar por muitas e muitas horas faz mesmo parte do processo de imigracao, quanto melhor informado voce estiver sobre suas opcoes e possibilidades, melhor voce podera acessa-las.
    Eu te recomendo googlar para encontrar suas respostas. EH mais rapido e diretivo qdo sua pergunta eh especifica, como sobre os pontos em frances.
    Eu nao sou qualificada a te responder, pois nao fiz o processo de skilled worker, como tambem, infelizmente para quem iniciara o processo agora, como voce, houve alteracoes nas exigencias.

    Da uma olhadela no blog do Pedro Silva:

    http://www.pedrosilva.com.br/blog/imigrar-para-o-quebec/

    2º PASSO: Estudar Francês. (Opcional pra quem já estuda)

    Para participar do processo seletivo do Québec, você precisa comprovar que tem conhecimentos básicos de Francês. Eles exigem um mínimo de 150h estudadas, o que equivale ao nível básico. Então sua primeira providência é matricular-se num curso de Francês, de preferência na Aliança Francesa – que é um órgão reconhecido.

    Quanto a chegar no Quebec sem ter as qualificacoes para ser aceito pela ordem de qualquer profissao, acho que eu posso dizer eh a realidade de todos os imigrantes, por que mesmo quando voce eh qualificado para ser aceito so vai mesmo concretizar seu registro quando estiver na provincia. Nao conheco ninguem que tenha chegado aqui ja fazendo parte de uma ordem, pelo contrario, muitos chegam com intencao de mudar de area de atuacao, e ai reiniciam cursos tecnicos, ou um ano (geralmente)de formacao universitaria chamado Certificat, como nesse da uSherbooke:
    http://www.usherbrooke.ca/programmes/?id=p122

    Eu recomendo voce se concentrar em atingir os pontos exigidos pela imiggracao, estudar MUITO, repetindo muito, as linguas do pais, vai te ajudara a fazer amigos, encontrar emprego, viver melhor e mais facilmente.

    Fazer parte da OPQ para mim esta custando 4 anos de investimento de tempo, energia, paciencia, com grande porcao de persistencia.

    Trabalho cash in hand como baby sitter, porque falo ingles fluentemente, e sendo psicologa me ajuda.

    A maioria dos imigrantes, 99.99% de nos trabalha fora da area que atuava no Brasil para poder pagar o aluguel e comer, que eh bem caro por aqui.

    Voce tem que estar muito seguro do que quer para seu futuro. E que esta seguro, segurissimo de pagar o preco de se tornar um imigrante. Nao desconsidere o clima do Canada, eh extremo, existe a depressao de inverno e tal.

    Leia muito. Pense mais e faca sua escolha.

    Da uma visitada rapida na minha lista de blogs,lado direito, a maioria desses blogs esta vivendo sua mesma angustia. Voces pode encontrar la suas respostas.

    Otima sorte no seu processo de decisoes.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mell,

    Continuo te perturbando porque tem algumas questões que não consigo encontrar resposta nos lugares que estou lendo... :/

    1- Minha graduação é em Psicologia, e possuo pouca experiência profissional nessa área (basicamente estágio e iniciação científica), mas no começo, pretendo trabalhar com TI (não tenho formação nessa área, mas experiência de quase 3 anos comprovada, além de poder tirar um ou dois certificados ainda esse ano). Minha dúvida: você acha que tenho chance de ser aprovado como skilled worker para Psicologia? Acha que eu tenho mais chances de ser aprovado em Psicologia ou em TI?

    2- Estou pensando em tentar para Vancouver ou Winnipeg, principalmente por conta do idioma. Você tem conhecimento das chances de aprovação para British Columbia e Manitoba?

    Eu estou querendo muito mesmo imigrar. Estamos na fase de escolher o local, e ver se realmente temos chances de ser aprovados, e de como fazer o processo da maneira correta. Da última parte tem bastante informações, as duas primeiras que são mais complicadas... rsrs Temos procurado bastante informações sobre as cidades, estou tentando ver mercado, clima, perfil, tudo que conseguir...

    Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Hey Lendro,
    Vamos la. Vou tentar responder suas perguntas dificeis :)
    Pelo que escuto Quebec é mais aberta a imigrantes, provincia que precisa de mao de obra e pagantes de imposto.

    Me repetindo, eu nao fiz o processo de skilled worker, nao sei te dizer dos passos ou qq outra coisa.

    Mas acredito que voce precisa provar todas as suas experiencias profissionais, porem seu diploma de faculdade sera essencial, e no teu caso é na area de psicologia e nao TI.

    Outras provincias podem te oferecer o ingles somente, sem o frances para segurar seu progresso, e isso eu posso te dizer, vivendo no Quebec é muitoooooo duro.

    Eu falo ingles fluentemente mas ter que eaprender o frances realmente retarda nosso sucesso, principalmente em se tratando de ser aceito por uma order, q exige o exame da lingua francesa.

    Entao se voce busca clima mais ameno, e somente uma lingua para administrar, realmente compensa considerar outra provincia e talvez as dificuldades a mais de imigracao, se é que elas existem. Eu nao saberia te precisar.

    Espero ter esclarecido alguns pontinhos no seu aresenal de duvidas.

    Boa sorte para voces nas buscas xox

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx