sábado, 10 de setembro de 2011

Uma vida vale CAD 150.00 e 1 ponto na carteira de motorista!!!


3 ciclistas mortos em Montreal no mes de agosto
1 ciclista morto no mes de setembro (dados que eu tenha, talvez o numero seja maior)

Publicado no Journal Métro, Montréal em 9 de setembro de 2011 (sexta feira passada) na sessao de email dos leitores...

Estou dividindo esse artigo com voces para justificar minha saudade das ciclo vias, da seguranca, das leis de transito de Londres, como postei no meu blog em 5 de agosto 2011 em  «Troca de opinioes no orkut com meninas da MMC». Segue parte do meu texto abaixo.

...A pontualidade britanica, ingleses famosos por serem «cold» me fizeram aprender o valor do respeito pelo espaço do outro, mesmo que o outro seja tao proximo como sua mae, amei usar minha bike (que nunca foi roubada em 3 anos de vida em Londres) em ciclovias emborradas num verde tapete de seguranca. Os ingleses estimulam total e irrestritamente o uso de bike por TODOS, por isso eles sao severos ao extremos nas puniçoes por quem nao respeita ou causa acidente que envolva um ciclista, situacao completamente diferente de Montreal, nao conheço pessoalmente o restante do Canada com relaçao a vida do ciclista.
 Em Montreal, South Shore, mais especificamente Brossard, apos 15 dias de chegar no Canada fui atropelada por um motorista de aproximadamente 20/25 anos acompanhado de 4 amigos no carro. Fui muito mal acompanhada pelo servico de paramedicos que nao foram capazes de se comunicar comigo em ingles, eu nao falava nadica de frances, apos 2 horas esperando na maca sem poder movimentar meu pescoco, desisti da espera, levantei e deixei o Hospital Charles LeMoyne sem receber cuidados.

Les rois de la route
2011-09-08 21:09:16.000
Le 6 juin dernier, un cycliste a été happé mortellement dans le nord de la ville, dans un coin tranquille à l'intersection des rues Pasteur et Salaberry. Comment? Il traversait en ligne droite lorsqu'une automobiliste qui arrivait en sens inverse a voulu faire son virage à gauche, sans mettre son clignotant et sans regarder avant de tourner. Elle tue le cycliste et que lui arrive-t-il? Elle écope d'une contravention de 150 $ et perd un point d'inaptitude.

Voilà comment les piétons et les cyclistes sont protégés au Québec. Car la SAAQ ne se prononce plus depuis les années 1970 (précisément depuis l'arrivée du Parti qué­bé­cois au pouvoir) sur la détermination de la faute et de la responsabilité. Ou peut-être est-ce que ce sont les policiers qui ne font plus leur travail d'enquête? Peu importe, la loi est ce qu'elle est, mais elle peut être changée.

En Oregon, le Code de la route confère aux automo­bilistes la responsabilité de protéger les usagers plus vulnérables de la route, soit les piétons et les cyclistes. Ils sont considérés automatiquement comme responsables lors d'une collision. C'est normal, puis­qu'ils sont beaucoup plus menaçants et plus dangereux. Ils peuvent tuer.

Mais ce qu'on a peut-être oublié dans notre société, c'est que conduire est un privilège et non un droit. Tant d'automo­bilis­tes continuent de rouler même s'ils ont commis une faute fatale. Trop d'automobilistes croient qu'ils sont seuls sur la route et oublient les règles les plus élémen­taires de la conduite, comme regarder avant d'effectuer un virage. Mais leur faute ne leur vaut même pas une suspension du permis, ni même un examen de la vue pour vérifier leur vision périphérique. Mais alors à quand un plus grand contrôle? Au cours du mois d'août, trois autres cyclistes ont péri sur les routes de Montréal. Ne serait-il pas temps de reconnaître la responsabilité des automobilistes et d'agir?  

– Laila Maalouf


E muita sorte nas ruas de Montreal para gente que quer ser ecologico, praticar um exercicio enquanto a meteo permite, ou sentir um ventinho no rosto, ja que assassinato nas ruas podera ser punido com CAD 150,00 de multa e perda de somente 1 ponto (isso mesmo!!! 1 unico ponto) na carteira do motorista responsavel e causador do acidente, sem suspensao do direito de dirigir ou re exame de vistas para confirmar habilidades do causador da morte de um ciclista nas ruas.

Entao, quem dita as leis das ruas aqui? Ou como diz o artigo, quem é o rei das ruas? 

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