quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dia da Independencia do Brasil!! E aqui em Montreal estou ainda batalhando pela minha!


                                OK, esta na hora de dividir as minha experiências com os psicologos que estarao chegando, estao aqui, ou estao sonhando, planejando, esquematizando para ser candidatos a fazer parte da OPQ,

Como ja mencionei no post de  de agosto de 2011, a OPQ ja respondeu  minha solicitacao.

Agora estou no processo, tambem desgastante, longo, e ansiolitico, para ser aceita por uma universidade como aluna especial, pois nao vou me matricular no programa todo, como aluna regular,  tenho que completar somente18 creditos em pesquisa, como também ja mencionei no mesmo post acima citado.

So sao 2 universidades em Mtl que lecionam em ingles, McGill (uma das 25 melhores universidades no mundo, e por isso mais cara, e muito concorrida tambem. Eles pedem documentacao que nunca termina para voce ser considerada como possivel aluno) e Concordia, que infelizmente nem considera aceitar independent student.
Como meu ingles é superior ao meu francês, e ja esta quase melhor que meu portugues, me desculpem os erros ridiculos, mas é que nao moro no Brasil ha 11 anos, estou perdendo a pratica no uso da nossa lingua.

Iniciei essa semana, na quarta, dia 6 de setembro, minhas aulas na UQAM, umas das 4 universidades francesas de Mtl.

Nossa! Que desafio para mim, que friozinho no estomago me dar conta que estou entre as 20 criaturas do programa de doutorado!! (é, os creditos deverao ser feitos no programa de doutorado) de uma universidade e em frances! Parece até mentira. Ainda nao sei se dou conta do recado, vai ser complicado, e vai exigir muita dedicacao e estudo, mas eu vou tentar passar nos 2 exames que terei que fazer, vamos ver como vou me sair.
Decidi continuar, pois o professor foi o unico entre os 20 professores que contatei na UQAM que me aceitou como aluna especial, independente, nem sei como falamos no Brasil, em ingles é independent student, e em frances é étudiant libre, e por isso nao sinto que posso fechar a porta para essa oportunidade unica.

A McGill ainda vai analisar 3 kg de diplomas, certificados, historicos, transcriçoes e cartas de referencia que eu preciso apresentar para ser considererada uma candidata a uma vaga, que sao poucas para o numero de interessados.

Somente para me inscrever na McGill ja paguei CAD 100,00, dinheiro nunca devolvido, independente do resultado da sua aplicacao.

Na UQAM vou gastar CAD 460,25 por 3 creditos (um curso geralmente tem 3 creditos, no maximo 6), dos 18 que preciso, entao quer dizer que vou desembolsar CAD 2,761.50 caso eu cumpra todo o programa que necessito la, mas se eu decidir ir para McGill, caso me aceitem, o preco sobe consideravelmente. E CAD 60,00 pela incricao.

Acredito que por 3 creditos o preço da McGill é de CAD 500/550,00, que na soma final dos creditos faz diferença. E o valor de inscriçao é maior que das outras universidades tambem. Para nao dizer, muito mais burocratica que a UQAM, que tem renome por ser acolhedora para os imigrantes, e eu estou compovando por experiencia pessoal que isso é real.

Infelizmente, a lingua francesa é ainda muito nova para mim, o que nao facilita meu processo de aprendizagem, especialmente num programa de PhD., onde eles exigem muita independencia e auto gerenciamento. E quando nao conhecemos a rotina da universidade, do povo, do pais, fica ainda mais delicada a nossa situacao de imigrante, e por tudo isso é tao estressante essa longa fase (de 3 a 5 anos, eu diria. Ja estou em Mtl ha um pouco menos que 2 anos e ainda me sinto na faixa de largada da corrida :) de adaptacao.

O livro que o professor da UQAM solicitou para leitura é em ingles (para voce ver como o bilinguismo é totalmente necessario, e natural no Quebec), isso dentro de uma universidade onde a unica lingua falada é frances.

O livro é:
O preço do danado é: CAD 168,68 com as taxas quebecoises incluidas :(
Vai ser caro assim la na casa vizinha hem!!
Da pra comprar mais barato usando o Ebay, mas como tenho que digerir, que mais que somente ler, 86 paginas, nao poderia esperar o tempo de entrega...
Alias usando ebay ou  Amazon, da para fazer economias significativas se voce pode esperar pela entrega que pode ser demorada, de 2 dias uteis ate 6 semanas!!

Gente, conselho:
Se voce puder aprender as 2 linguas, frances e ingles, antes de chegar no QC, isso nao ira te prejudicar em nada.
Mesmo apos estarmos fluentes, e eu disse fluente, nas 2 linguas, ainda estamos na desvantagem na competicao no mercado de trabalho contra um quebecois, porque eles sao completamente naturais nas 2 linguas, pelo menos, quando nao falam uma terceira lingua.

Se voce nao puder aprender antes de chegar, fazer o que né? So vai ter que administrar o processo que é viver em QC e nao ser capaz de se colocar de maneira satisfatoria no mercado de trabalho.
Eu chamaraia satisfatoria, a possibilidade de ser capaz de pelo menos se candidatar a vagas na nossa area.

Eu nao consegui ate hoje, apos os 22 meses que moro aqui, ser aceita como candidata a uma vaga em recursos humanos por nao ser bilingue, detalhe; bilingue em QC sub entende-se frances e ingles.

Por favor me desejem MUITA sorte.
Amanha vou a UQAM comprar meu livro, ja temos capitulo 12 e 13 para ler e digerir para semana que vem.

E otima sorte para voces tambem.


4 comentários:

  1. Oi Mell!!! Obrigada pela visita la no blog!!! Menina, eu fiquei cansada so de ler o seu post! Que trabalhao hein?! Mas se e o que voce sonha, tem que fazer de tudo para chegar la. No meu caso, ainda tenho as minhas duvidas do que vou fazer! Penso MUITO em comecar uma nova carreira...Mas sei que os defasios serao os mesmos: voltar a estudar, a questao da lingua, etc. Mas vamos que vamos! Por enquanto, vou esquentando a cabeca com esse processo federal... Primeiro preciso chegar ai!!! E quando chegar, vamos tomar um cafe viu?! Boa sorte e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mell, te encontrei no Blog da "Terra Prometida", fiquei curiosa e vim ler o seu relato... Rsrsrs...

    Cara, não é brincadeira mesmo. Eu acho que imigrar pode ser comparado a um parto, sabe? A espera ENORME que é para sairmos do Brasil, a preparação, a grande dor que é sair de um mundo conhecido para entrarmos em outro do qual não sabemos nada e quando chegamos nesse novo mundo, somos frágeis e despreparados para enfrentá-lo.

    Por isso a pessoa tem que saber muito bem o que quer e aonde vai quando decide imigrar. Como você disse, essa primeira fase, chatíssima, na qual estamos quando esperamos a boa vontade do Consulado em liberar nossos vistos, é só a primeira fase de outras muito difíceis também.

    Eu acho super importante imigrantes que tem blogs e que postam na Net não apenas as experiências bonitinhas de tirar foto da neve no inverno e das flores na primavera. Relatos como o seu são verdadeiros e ajuda muito quem está do lado de cá a se preparar SEMPRE mais.

    Grande abraço,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  3. Ola Lidia,
    Antes tarde do muito mais tarde, nao?
    Entao aqui vai minha respostinha para voce.

    Espero que seu processo esteja caminhando mais rapido do que previsto e tudo esteja se encaminhando bem para voce.

    Agradeço as palavras positivas. E postar no blog minhas experiencias é realmente com a intençao de deixar visivel informaçoes tao importantes para quando a gente inicia um processo do zero e quase na escuridao.

    Bjinhos e nos mantenha informada se possivel xx

    ResponderExcluir
  4. Ola Nossa Terra Prometida :)
    Como anda a ansiedade da espera do reinicio nas novas terras?
    Espero que estejam conseguindo digerir bem o estress.

    Da uma lida nos artigos interessantes que descobri sobre as diferentes fases e doencas da imigraçao.

    É melhor estarmos informadas para melhor conseguir lidar com os dragoes que aparecem nas nossas florestes.

    Use esse periodo para estudar as linguas do Quebec o maximo possivel. Nao ser absolutamente bilingue aqui nao nos promove, nos segura.

    E muitas, talvez a maioria das pessoas que conheço começaram nova carreira aqui. Entao voce nao estara sozinha se decidir ir por esse caminho.

    Da noticias sempre que puder.
    Beijinhos xx

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx