quarta-feira, 7 de setembro de 2011

4 paises diferentes!

Eu estava no metro de Mtl, que diga se de passagem, fica completamente atras se comparado ao metro de Londres, Nova Iorque, ou mesmo a europa, mas, anyway, quando eu li essa frase de um geografo quebecois:

«Morar no Canada é como morar em 4 paises.
Um pais por cada estaçao do ano.»

E mesmo como morar em 4 paises.
4 estaçoes, 4 paisagens diferentes, e as pessoas mudam tambem, por fora, pelo menos, nas camadas de roupas que usam. No inverno nos vestimos como as cebolas, em camadas, para poder retirar roupas quando entramos em ambientes aquecidos, para nao morrer angustiado de calor.
A semana passada fez 32 graus com o fator humidex, e acredito eu, foi o ultimo dia do verao de 2011 onde atingimos a marca dos 30 graus. Essa senama a previsao eh de chuva, e hj so fez 18 graus.
Infelizmente as blusas ja sao necessarias, de novo :(







E o inverno (o inferno no Canada é longo, como diria minha amiga Isa, que morou aqui por 10 anos, e voltou a morar em Curitiba ha 2 meses) ja comecara a mostrar a sua cara.
E comeca novamente a rotina de acordar mais cedo e se organizar para vestir casacos, cachecol, luvas, calça extra, toca etc..

Bonne change na briga contra a depressao de inverno (voltarei a falar um pouco mais sobre minhas impressoes desse triste processo que as pessoas vivem aqui, e infelizmente, para nos imigrantes, e para todos sem excessao,
é uma sindrome bastante presente na realidade quebequense).

À bientôt xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx