domingo, 11 de março de 2012

Ainda sobre imigracao e retorno ...

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1057464-foi-um-choque-voltar-ao-interior-conta-brasileira.shtml

'Foi um choque voltar ao interior', conta brasileira
AMANDA LOURENÇO
JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Voltar para o Brasil depois de ter morado no exterior pode gerar saudade tão grande que causa até depressão. Essa é a chamada "síndrome de regresso", termo cunhado pelo neuropsiquiatra Décio Nakagawa para designar certo "jet lag espiritual" que aflige ex-imigrantes.
Leia depoimentos de pessoas que sofreram com o problema:

Silvia Zamboni/Folhapress
A gerente de salão de beleza Eliana Rodrigues, 38, em Campo Belo, bairro onde trabalha
A gerente de salão de beleza Eliana Rodrigues, 38, em Campo Belo, bairro onde trabalha

'Foi um choque voltar ao interior'
"Eu amava Londres, fiquei lá por um ano, mas precisei voltar por causa de um problema pessoal. Foi um choque enorme sair daquela capital linda, tão organizada e com tanta cultura e informação para chegar a Lorena (a 220 quilômetros de São Paulo), cidade onde a minha família mora.
Fiquei muito abalada com a volta, tanto que cheguei a engordar 15 quilos em dez meses. Meus amigos de lá não entendiam essa minha tristeza, eles se sentiam ofendidos e me taxavam de frustrada.
Foi então que decidi ir pra São Paulo e correr atrás de um emprego. Meus amigos da capital conseguiam me entender melhor. Uma amiga que é médica acabou me prescrevendo antidepressivos. Agora eu estou bem, gosto daqui, mas se tivesse que voltar para Lorena acho que enlouqueceria.
Na verdade, eu gostaria mesmo era de ter nascido em Londres, não porque eu me incomode em ser uma estrangeira lá, mas porque minha família e alguns bons amigos estão no Brasil. Se eu tivesse nascido na Inglaterra não teria esse problema."
Eliana Rodrigues, 38, gerente de salão de beleza
'Passei a sofrer de insônia'
"Quando eu estava no Canadá, onde vivi por cinco anos, pensei várias vezes em voltar ao Brasil. Eu achava as pessoas muito frias e indiferentes por lá. Isso fazia eu me sentir solitário, tinha saudade dos amigos e da família.
Ao voltar para minha cidade, Porto Alegre, as coisas não saíram como eu planejava. Mantive bom relacionamento com a família e os amigos, mas percebi que eu tinha mudado bastante, enquanto as pessoas que conviviam comigo continuavam iguais.
O que mais me incomodou foi a questão da carreira: sou engenheiro de computação e acho que no Brasil não há valorização de profissionais qualificados. As empresas preferem pagar menos para qualquer um.
Após ter estudado e trabalhado no exterior, tive dificuldade para me recolocar no mercado. Esperava um salário melhor, que nunca veio.
Fiquei deprimido e passei a sofrer de insônia. Um ano depois de ter voltado, ainda não me adaptei nem consegui organizar minha vida. Estou avaliando a possibilidade de ir embora novamente, dessa vez para sempre".
Carlos Moreira (nome fictício), 29, engenheiro de computação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx