quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Atualizando sobre meu processo de equivalencia com a OPQ




O processo de imigrar, aprender outra(s) lingua(s), e fazer a equivalência professional é longo e exaustivo e nao deixa muito espaço, tempo ou energia para atualizar os blogs.

Hoje recebi mais um (dos muitos) email da ordem dos psicologos de Quebec OPQ me informando que FINALMENTE, apos mais de 3 anos e meio desde que dei entrada no meu pedido, oficialmente so me faltam 3 creditos a cumprir para ser aceita como membro da OPQ! 3 creditos do curso de etica e profissionalismo que a propria OPQ oferece ao preco de CAD $ 287,44.

Estou inscrita no curso de 14 de novembro e 12 de dezembro, sao 2 dias inteiros; 7h30 mais os trabalhos e leituras exigidos.

Parece mentira, as vezes tenho uma pequena dificuldade de acreditar que cheguei onde estou! É doloroso o processo para cumprir as exigencias que a OPQ faz e nao da nenum suporte ou informacao de ordem alguma para nos orientar no nosso percurso, que se faz complicado pois se nao temos uma universidade que nos de cobertura estamos COMPLETAMENTE sozinhos no percurso para conseguir um local de estagio, e uma instituicao de ensino para fazer os outros creditos de pesquisa que solicitam. Pessoalmente eu tive muita disposicao, energia e inspiracao de acordar no meio da noite sonhando com possiveis locais para enviar emails e/ou pessoas para contatar, sorte e protecao dos anjos de guarda. Anjos porque se voce tiver um so anjo trabalhando ao seu lado, ele ficara exausto!!

Apos mais de 10 anos de experiencia clinica em Sao Paulo, e nao tendo doutorado (que é exigido no Quebec), tendo uma pausa de 10 anos na minha carreira, onde efetuei as viagens de que tanto me orgulho e nao me arrependo nunca, as exigencias da OPQ foram :

1600 de estagio – que eu completei no Institute Douglas, no departamento de anxiedade numa abordadem completamente cognitiva comportamental, que é fortemente reconhecida na america do norte. Quase todas as universidades concentram o ensino nessa abordagem.

12 creditos de atividades de pesquisa – tambem fiz no mesmo instituto Douglas. Por isso recomendo que se fizerem a mesma opcao que eu fiz, de nao reiniciar a vida academica e completar um doutorado no Canada, procurem estagio numa instituicao reconhecida pela ordem, que possa oferecer muitas horas de supervisao e programas de pesquisa, o que numa clinica privada ou mesmo instituicoes de ensino nao tem capacidade para oferecer. Da uma espiadinha no meu percurso para encontrar um estagio.
Segue o link para o programa de estagio do instituto Douglas 2014-2015


6 creditos de pesquisa – completos na universidade McGill, mas atraves da universidade Concordia (CREPUC) onde estou inscrita num mestrado em artes creativas, em drama terapia.

3 creditos de etica e professionalismo – o meu ultimo suspiro! Nem acredito!!

Entao e somente entao poderei me denominar psicologa, porque se voce se promover como psicologa sem pertencer a OPQ voce podera ser processado pelos mesmos, e FINALMENTE comecar minha busca por emprego, ou/e minha carreira clinica. I can’t wait! Porque as dividas nao esperam nem sao pacientes.

Estou tambem inscrita examen de français no dia 6 de novembro. OPQ nos fornece um registro provisorio prorrogavel por ate 3 anos ate que passemos nos 4 niveis da prova de frances, exigida para profissionais que pertencam a uma ordem.
 
Eu tive uma bolsa de estudo + emprestimo escolar no meu mestrado, o que me ajudou muito a sobreviver nesses 3 anos de trabalho intense. Chamo meu estagio que durou 11 meses de trabalho voluntario especializado, pois temos que trabalhar o dia todo, eu fazia 4 dias por semana, 7 a 9 horas de trabalho diario sem qualquer ajuda de custo, ao contrario, tendo que arcar com despesas de transporte, refeicao, vestuario.

Porem, todavia e entretanto tenho MUITAS conquistas que venho celebrando nos ultimos meses (ressalto a importancia de se dar reforcos positivos e praticar a celebracao das vitoria pessoais com frequencia durante todo o processo de imigracao na intencao de preservar nossa saude fisica, mental, e espiritual, em consequencia a da nossa familia proxima e dos amigos tambem):

O termino dos longos 11 meses de trabalho arduo do meu estagio, em julho/agosto 2014.



Meu passaporte canadense chegou faz 2 semanas, apos a cerimonia e juramento e todas as fotos que tirei :)
 
A intencao desse post nao é de reclamar, ja reclamando, mas de compartilhar meu percurso com voces que me escreveram durante esses ultimos anos com duvidas e angustias « imigratorias ».

3 comentários:

  1. Oi Mel, tudo bem? Você me ajudou muito com seu blog no que concerne à equivalência de diploma, porém acabei de receber a carta da OPQ recusando meu pedido. Vou pedir revisão, mas queria te fazer um pedido. Será que você poderia fazer um resumo/carta do que você enviou pra ordem para que eu possa tentar uma "jurisprudência"? Eles só consideraram os 4 anos de bacharelado, apesar de eu ter feito vários estagios, trabalhado, etc.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ola Roberta,

    Sinto muito em saber que seu pedido não foi aceito. Voce não é a primeira pessoa que me contata com uma resposta negativa da OPQ.

    Acredito que, como o processo de imigração, a prova de francês para as ordens profissionais pelo Office quebecois de la langue française (OQLF), a OPQ esta também deixando as portas de entrada menores.

    Tem pessoas que optam pour completar os 5 ou 10 anos de doutorado. Processo difícil e traumatisante, exigente, feito numa lingua que não é a nossa.
    Porem, todo o processo imigratório pode causar diferentes níveis de trauma nos envolvidos.

    Voltando ao assunto, eu iniciei meu processo de equivalência ha mais de 6 anos, não lembro exatamente o que eu enviei, porém eu sei que enviei tudo o que pude.

    Meu curso foi concluído em 1990! Meus professores si ainda estão vivos eu não tenho mais algum contato. Nao moro no Brasil desde 2001.

    Nao tinha como pedir cartas ou declarações de professores ou supervisores.

    Eu submeti contrato de aluguel da minha clinica em Sao Paulo, todos os meus certificados de especialização ou formação, comprovantes de supervisão, atestados etc.

    Eu mesma fiz a tradução das 72 paginas do meu historico detalhado senão eu pagaria mais de 1000 CAD!

    Minha opinião é de que voce tente todos os caminhos para melhor decidir qual o percurso mais curto para que voce se torne psicóloga nas terras québécoises. E se o caminho apontar para o doutorado, analisar quanto tempo, dinheiro e saúde voce esta disposta a investir nesse projeto e se organizar bem para concluir a maratona.

    Muito boa sorte na sua caminhada!

    Força! :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx