Ola pessoal do barco da imigracao,
Na semana passada, dia 20 de junho 2013 postei minha solicitacao da cidadania canadense no Canada post. Como estou totalmente envolvida pelo meu processo com a Ordre des Psychologues du Quebec, e sem intencao de abandonar o barco, quer dizer, sair do Canada, nao estava pensando em entrar com a solicitacao agora, porem quando descobri o tempo de espera (25 meses!), nao hesitei e enviei meu processo.
E no final eu estava numa sensacao boa de conquista que eu nao tiva previsto que sentiria.
Cheguei em Montreal dia 14 de novembro de 2009, ha 3 anos e 7 meses atras, porem fiquei como turista por 8 meses, aguardando julgamento do meu pedido de residente permanente, cada dia desses 8 meses é contabilizado 1/2 dia, entao os 8 meses se tornam 4 meses de estadia no Canada.
Nao esqueca tambem de calcular o tempo que passou fora das terras canadenses:
https://eservices.cic.gc.ca/rescalc/rescalcwizard.do#form
Eu decidi fazer meus calculos online, achei mais pratico. Nao esqueca a data atual, nem futura nem muito antiga, e assinatura.
A foto tirada na Pharmaprix ficou horripilante! Da mesma maneira que sempre ficam as fotos formato para visto. A foto tem todo um padrao de exigencia, preste atencao para nao atrasar seu processo mais ainda;
http://www.cic.gc.ca/francais/information/demandes/photospecs-cit.asp
A previsao de espera hoje é de 25 meses, acredita?!
As informacoes abaixo me guiaram e auxiliaram no preenchimento do processo, que requer atencao nos detalhes como data das assinaturas, etc. Obrigada ao blog Contando os Passos. Fiz algumas observacoes, que estao em vermelho.
Fonte: http://contandoospassos.blogspot.ca/2013/03/requerendo-cidadania-canadense.html
Otima sorte para voce na jornada Canada!
Como sempre, os blogs devem ser consultados apenas para se ter uma idéia do processo. O ideal é sempre buscar a informação na fonte, o site do CIC, já que as regras podem mudar de uma hora para outra:
http://www.cic.gc.ca/francais/citoyennete/index.asp
Eis o guia detalhado do processo:
http://www.cic.gc.ca/francais/information/demandes/guides/CIT0002FTOC.asp
Para ter direito a requerer a cidadania canadense, o "candidato" deve ter o status de residente permanente e ter estado em solo canadense pelo menos 1095 dias, ou 3 anos corridos, nos últimos 4 anos. O tempo passado fora do país em viagens não conta para a cidadania e o tempo passado no Canadá ANTES de ser residente permanente conta "pela metade".
Como chegamos aqui em novembro de 2009, o mínimo que teríamos que esperar seria até novembro de 2012, se não tivéssemos que descontar o tempo fora do país. Contando as nossas férias, poderíamos ter enviado os nossos pedidos em janeiro de 2013 e só não o fizemos por enrolação mesmo e por causa do famingerado teste de conhecimento de uma das línguas oficiais.
Em novembro de 2012, o governo do Canadá alterou as regras para a obtenção da cidadania e começou a exigir uma prova de conhecimento de francês ou inglês. Essa prova tem que ser fornecida em forma de um resultado de um exame reconhecido ou de boletins de programas do governo. No nosso caso, embora tenhamos frequentado curso de francês no Canadá em uma instituição do ministério da educação, os boletins não valem. O governo só aceitaria os boletins da francisação do MICC. Então, toca a procurar um local para fazer o teste (TEF ou TEFAQ) e descobrimos, com surpresa, que teríamos que nos deslocar até Montréal para fazer, já que não existem centros certificados aqui em Québec. Olhei para ver se tinha alguma instituição para um teste de inglês mas também não existe aqui na "capitar". Assim, nos increvemos para o TEFAQ e vamos fazê-lo na metade deste mês e o resultado chega em mais ou menos 2 semanas. Com isso, vamos poder fazer o nosso pedido de cidadania. Finalmente.
A documentação necessária é bem simples. Para preencher, apenas um formulário por pessoa onde fornecemos dados dos últimos 4 anos como endereços e atividades (empregos, escolas, períodos procurando emprego, ...). Use caneta preta para preencher e assinar. Além disso, algumas fotocópias de documentos, duas fotos e o comprovante de pagamento. Para facilitar, eis a lista do que tem que ser enviado, as cópias são "xerox" simples, não precisa autenticar:
- Formulário CIT0002: Cada adulto preenche o seu, não existe o conceito de requerente principal. Para inclusão de filhos, veja no guia como proceder.
- Cópia da Confirmação de Residência Permanente. É o papel que recebemos junto com o visto e entregamos na imigração ao fazer o landing. Todos recebemos uma via que devemos manter guardada. Como a nossa via é uma "cópia carbono", preste atenção para que a cópia seja legível.
- Cópia frente e verso da Carteira de Residente Permanente.
- Cópia da prova de competência linguística. O candidato tem que fornecer uma prova que atinge o nível 4 da escala de competências linguísticas. Que pelo que conseguir obter de informacao junto ao MICC, equivale a intermediario avançado do MICC. Como tive que conseguir minhas notas da francisacao, como tambem da Commission Scolaire, foram esses papeis que atrasaram meu processo. No total gastei 2 dias para juntar todos os comprovantes. Se, no processo de imigração, você forneceu resultados de testes oficiais de línguas (não vale declaração de escola), esses resultados podem ser usados. Senão, podem ser usados boletins de programas específicos do governo ou então resultados de testes oficiais (TEF, TEFAQ, CELPIP-G, IELTS). Nem todos os testes existentes são aceitos, verifique no guia.
- Cópia das páginas de identificação do Passaporte. Se você trocou de passaporte nos últimos 4 anos, forneça a cópia de todos eles.
- Cópia do dossiers escolares dos últimos 4 anos. Se você frequentou algum estabelecimento escolar, dentro ou fora do Canadá, nos últimos 4 anos, forneça os boletins, etc. Você deve incluir os dossiers dos filhos. Eu imprimi uma pagina online com minhas notas do ultimo ano completo no programa de mestrado da universidade Concordia.
- Cópia de dois documentos de identidade. Pelo menos um deles tem que ter fotografia. Pode ser carteira de motorista, assurance maladie, passaporte ...
- Duas fotografias no formato de cidadania. Veja o formato no guia e tire a mesma em um local profissional (pode ser uma Jean Coutu mesmo). As fotos têm que estar assinadas e identificadas, isso está detalhado no guia.
- Resultado da calculadora de tempo de residência. A calculadora pode ser acessada online. Indique a data do landing e todos os períodos de ausência, imprima e assine. Se não quiser usar a versão online, tem uma versão em formulário também.
- Comprovante de pagamento das taxas. A taxa é de 200$ por adulto e pode ser paga online por cartão de crédito ou no banco. O comprovante é diferente para cada modalidade. Basta um comprovante para todas as pessoas.
Se o pedido de cidadania estiver sendo feito para mais de uma pessoa da família, coloque todos os documentos no mesmo envelope para que sejam tratados ao mesmo tempo. Mais uma vez, tudo o que for preenchido à mão ou assinado, deve ser feito com caneta preta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx