terça-feira, 31 de julho de 2012

Noticias sobre: diplome de 3e cycle en psychologie clinique da Universite Sherbroke e outras opcoes para cumprir exigencias da OPQ.


Finalmente apos longo periodo de espera, recebi o email com a noticia de que o diplome de 3e cycle en psychologie clinique da Université Sherbrooke realmente nao tem coro.
E nao havera turma de outono em 2012, talvez, havendo coro (mais de 10 interessados), grupo para inicio no inverno.
A universidade ainda ponderou nos possibilitar cumprir somente os creditos em research, etics and deontologie e o internishp na universidade, porem, no ultimo momento, nao disponibilizou a opcao.

Entao estou feliz de ter efeito minhas incricoes na universidade McGill para counselling psychology, como tambem para universidade Concordia, em Drama Therapy, que é o curso que inicio agora em setembro 2012.

Vou responder o email que recebi da Luciana, copia abaixo:

Olá, Mell!!
Tudo bem com você?

Recebi minha resposta da Ordem, mas agora estou tendo problemas para obter uma resposta positiva das universidades, elas alegam que só aceitam alunos inscritos para o curso completo.
Gostaria de saber como foi no teu caso, já vi no seu blog que você foi aceita na Concordia (parabéns!), mas gostaria de mais detalhes sobre como acontecem as inscrições e a seleção em processos de equivalência.

Mais uma vez obrigada.

Abraço,

L.
Pois é, L. nao existe nenhuma inscricao ou selecao diferenciada para nos que estamos em processo de equivalencia. Podemos bater de porta em porta, e solicitar que nos aceitem como aluno especial para cumprir os creditos que a OPQ nos pede, porem, se nao estamos inscritas como alunas regulares num curso, o que senti, é que fica praticamente impossivel ser aceita numa instituicao para cumprir as horas de internship.
Com excessao de quem vem com diplomas franceses, que tem mais abertura no Québec. 
Por essa dificuldade enorme que encontramos, o curso oferecido pela Sherbrooke é tao interessante para os imigrantes, pois com a recomentacao da OPQ, se te recomendam, a aceitacao é quase garantida.
Esse ano fui a uma sessao informativa na Sherbrooke, com a participacao de um membro da OPQ. Foi bem interessante.
O curso é oferecido em frances e a informacao que a diretora do programa nos deu é que todos os exames tem que ser redigidos em frances, ao contrario do que a maioria da universidades fazem, pois oferecem a opcao ao aluno de redigir os exames em frances ou ingles.
Eu comecei a fazer creditos em research na UQAM como aluna especial num curso de doutorado. Dos 15 professores aos quais enviei email, somente um me aceitou!
Mas meu nivel de frances nao foi maduro suficiente para superar a barreira e conseguir trabalhar em grupo, 30% da nota final era desenvolvida em grupo, com as pos adolescentes quebecoises (na casa dos 20 aninhos de idade). O sotaque, e a indisponibilidade de se fazer entender, me fizeram repensar minhas possibilidades. Resolvi desistir da materia.
Entao Luciana, as unicas chances de completar as exigencias da OPQ sao:
1. Como aluna especial, se algum professor te aceitar. A Concordia nao aceita alunos nao regulares.

2. Fazer o curdo da Sherbrooke, em frances.

3. Ou se registrar em um curso e completar todos os creditos.
Que é o que eu resolvi fazer nesse momento, ja que a Sherbrooke me colocou em stand by.

Seriam mais alguns meses de espera para comecar a trabalhar em direcao a concretizacao das exigencias, quiça um ano de mais esperas.
O programa da Concordia é bastante interessante. É um mestrado de 2 anos, com parte pratica desde o primeiro ano, o que dinamisa muito o aprendizado e a metodologia do curso.
Escrevi email para a OPQ perguntando se eles aceitariam os creditos feitos na Concordia, ja faz 2 semanas, ainda nao obtive resposta.

Boa sorte L.
E por favor, nos deixe postados com seu processo.
Otima sorte para nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx