quinta-feira, 25 de abril de 2013

Amando e Imigrando!

Apos longo periodo sem ter energia suficiente para postar no blog, o email do Leandro, com copia abaixo, me inspirou a postar.

Minha energia tem sido totalmente necessaria para a realizacao do meu projeto de me tornar psicologa clinica no Canada, comprir os creditos do mestrado em drama terapia na Universidade Concordia, custear minha vida em Montreal, e adminstrar um processo de divorcio ao mesmo tempo. E nao é la tarefa facil, e incluamos ainda a depressao seasasonal (que nem tem traducao em portugues, pois nao é doenca torpical), que pode durar 6 meses (lembrando que o inverno esse ano comecou em novembro e em pleno final do mes de abril ainda estamos de casaco e cachecol!) nesse processo. 
 
Leandro, eu nao sou especialista em imigracao para o Quebec, vou tentar responder tuas duvidas, porem usando minha experiencia pessoal e o que descobri atraves das minhas extensivas pesquisas. Minhas respostas estao em vermelho abaixo:
 
Ola, Mel.
Primeiramente, muito obrigado pela pronta resposta!
E acho que estamos apaixonados igualmente. So dela cogitar a possibilidade de ir pro Canada, por minha causa, demonstra isso. O amor é sempre lindo. Sou eterna fa do amor.
Sim, eu vi sua luta no blog. Imigrar exige muito esforço e dedicação, realmente. Em 2010 eu fiz um intercâmbio em Vancouver e passei por Quebec City, por 4 dias. Gostei demais de la.

Eu já estou numa etapa avançada, ne. Tanto da imigração quanto em relação ao limite dos problemas do Brasil. Mas tanto eu, quanto a Amanda, pensamos que se não der certo podemos voltar, afinal aqui sempre será nossa casa também. Sim, e infelizmente nao! Quando saimos do Brasil para tentar vida noutro lugar, nao nos damos conta que quando voltamos nao nos sentimos mais da mesma maneira que sentiamos antes da partida, perdemos nosso ninho. Da uma olhadela no Imigrei e agora!?
 
Se me permite uma sugestão, acho que ficaria organizado melhor assim:
1- Equivalência do diploma:
>> Quais são os cursos equivalentes no canada. Depende se sua namorada quer perseguir a area clinica, recursos humanos, ou ainda trabalhar como consuleur. A Ordre des Psychologues du Quebec, OPQ eh encessaria se ela quer ser clinica. Tem muitos e muitos cursos que ela podera fazer, por isso a decisao se torna muito delicada e dificil. É comum a gente ficar mais de ano para conseguir tomar essa decisao. Ela podera comecar a pesquisar desde ja e se questionar que preco ela esta pronta a pagar por uma profissao no Quebec, ou Canada. Vai comecar uma carreira nova, ou gastar tempo sentada na carteira de uma faculdade de novo? Investir em educacao é fundamental se quiser empregos melhores, ja que curos feitos no CA sao mais aceitos aqui.
 
>> Como fazer a comparação. Nao sei se compreendi bem o que voce quer dizer com comparacao, seria equivalencia de diplomas? Muitas das suas duvidas podem ser sanadas com posts antigos, nos blogas tem muita informacao sobre equivalencia de diplomas. Aqui um link interessante.
 
2- Cultura de trabalho. Leandro, apesar da minha boa vontade, estou sem palavras que realmente respondam suas questoes, que sao complexas. De novo, vai depender de qual area, empresa, cidade, fluencia das linguas (todos que moram no QC descobrem a importancia de ser bilibgue, frances/ingles), adaptabilidade, e sorte. Imigrante nunca sera um local, seremos mesmo em 20 anos, imigrantes de uma outra cultura.
>> Como funciona trabalhar nessa área
>> Quais as diferenças culturais mais marcantes
>> Como os Canadenses vêem os psicólogos Brasileiros. Depende de que canadense voce se refere, pessoas sao diferentes, e cada um de nos tem uma estoria tambem diferente. Seria um erro generalizar, porem toda cultura, todo pais oferece um grau maior ou menor de discrinacao, e em QC eu diria que o nivel de discrinicao vai depender de qual regiao voce esta.
 
3- Outras opções
>> Fazer um mestrado ou doutorado. Garoto de perguntas dificeis! De novo, vai depender da opcao que sua namorada fizer. Vai querer fazer parte da OPQ? Tera que fazer uma demanda, pagar a taxa e cumprir as exigencias deles. Vai decidir comecar algo diferente? Podera fazer um ano de certifado numa universidade, ou um tecnico no CEGEP, ou mestrado que dura 2 anos. Nao esquecendo do processo de admissao numa universidade, que se compara ao de um universidade federal no Brasil, a prova do dominio da lingua, um teste TOEFL, ou IELTS, que tem validade de somente 2 anos, e tem custo, ou em frances, dependendo da universidade (s) escolhida (s).
Nao quero desestimular voce ou sua namorada, mas a realidade é mesmo dura, cansativa, longa e frustrante, me usando como exemplo, moro aqui desde 2009 e somente este ano consegui um estagio, e nem é remunerado, e ainda estou tentando ser aceita por uma universidade para cumprir creditos em pesquisa. A Sherbrooke tem um curso super interessante para psicologos que se formaram fora do Ca, porem nao abrem o curso desde 201o or 2011.
 
>> Fazer uma especialização, ou um curso que equivalha
>> Refazer a graduação. Essa opcao nao acredito que valha a pena, pois somente o bacharel em psicologia, que aqui tem duracao de 3 anos, nao te garante emprego. Desde 2001 em QC é exigido doutorado para ser aceito pela OPQ. DIga para sua namorada nao desistir antes de tentar. Ter a resposta da OPQ do que ela necessita para ser aceita é um grande primeiro passo. Tem custo, porque as traducoes sao caras e é necessario que sejam feitas por um tradutor juramentado, mais a taxa da OPQ, porem ela vai saber o que tera que fazer para chegar la, caso seja mesmo o que ela deseja. Nao esquecam que leva tempo, dinheor, pasciencia e muita perseveranca! Da uma lida nesses depoimentos, e de novo, nunca esqueça que cada um tem uma estoria, no tempo que estou aqui conheci uma peruana com doutorado no Peru, anos de experiencia, uma mente brilhante para reter o aprendizado da lingua francesa, que foi aceita pela OPQ, passou no teste de frances em meses! Mas esse caso é completamente uma excessao e nao a regra.
 
E pode usar o email no blog sim. :)
Muito obrigado pela atenção e boa sorte também!
Seguimos nos falando.

Um abraço
 
...
Olá, Mel. Tudo bem?

Eu dei uma olhada rápida no seu site e gostei muito.

Queria saber se posso te pedir umas dicas. Vou me apresentar um pouquinho.

Meu nome é Leandro, eu sou programador. Sua area tem demanda, conheco gente que com curos de GECEP ou equivalente, com duracao media de 12 meses, mais cursos de lingues/frnaces, comecaram a trabalhar rapido (24 meses!), e estao bem. Eu dei entrada e fui aprovado no processo de imigração (de Quebec) em 2011 e agora estou prestes a entrar na etapa federal.

Nesse meio tempo, conheci uma menina, a Amanda. Estamos apaixonados e começamos a planejar o casamento e viajarmos juntos.

A questão é que ela é psicologa aqui no Brasil e apaixonada pela profissão. Ela tem um ingles intermediário e não fala Francês. Dica: use todo o tempo, energia e dinheiro que puder para melhor o seu dominio da (s) lingua (s), para entrar uma faculdade, CEGEP, ou no mercado de trabalho. Isso com certeza ajudara a minizar o trauma da adaptacao.
Antes eu pretendia ir para Quebec City, mas agora eu penso em ir para Montreal. Para ficar mais fácil para ela, por conta do inglês.

Daí eu queria entender melhor, como foi pra você. Eu li o seu post, sobre a equivalência.

Se puder ajudar, fico fui grato. :)

Obrigado
 

Leandro e Amanda, 
Minha intençao foi passar mais detalhes da minha experiencia e do que ja tem postado no blog. Espero ter contribuido nas suas decisoes, que sao muitas e importantes.

Leiam tudo que puderem, pequisem mais e mais. Tem blogs mto interessantes, consultem a lista do lado direito do meu blog com os links de diferentes blogs. Tudo que puderem antecipar vai ajudar voces num estabelecimento mais facil e rapido.

Precisando de algo, estou sempre a disposicao.

E se demorar para postar é porque estou ocupada e cansada demais tentando virar psicologa nas terras canadenses!
Otima sorte para voces e faco votos que se amem sempre! :)